top of page
logo_mercedes_site.png
logo_mercedes_teste.png

 ESTUDOS DE DRAMATURGIAS LATINO-AMERICANAS 

MANIFESTO

MANIFESTO

Que zona é essa?

Zona: área, ponto, parte, local, região, território.
Zona: confusão, tumulto, perturbação da ordem.

¡MERCEDES!Zona de Dramaturgia é um espaço aberto para discussão, produção e perturbação das dramaturgias vigentes.

¡MERCEDES!Zona de Dramaturgia nasce da paixão pela dramaturgia teatral.

Do desejo de fortalecimento da dramaturgia.
Da vontade de fomentar debates e jogar luzes sobre processos de criação.
Da ânsia por encontro, presença e afeto – as três centelhas de qualquer revolução.

QUEM

SOMOS

tipografia.png

VEJA ABAIXO QUEM SÃO AS ¡MERCEDES!

QUEM SOMOS

​A ¡MERCEDES!Zona de Dramaturgia surgiu em maio de 2016 como um grupo de estudos de textos dramatúrgicos reunindo alunos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Desde então, o grupo tem funcionado como um catalisador de projetos pessoais e coletivos a partir de encontros para leitura e pesquisa de diferentes dramaturgias.

Ao longo dos anos, a ¡MERCEDES!Zona de Dramaturgia  acolheu diferentes participantes, unidos pelo desejo de apreciação e discussão de diferentes dramaturgias. O primeiro interesse em comum foi a dramaturgia latino-americana contemporânea, com destaque para a leitura de textos do chileno Guillermo Calderón, do mexicano Alberto Villarreal, do uruguaio Gabriel Calderón e trabalhos e criação coletiva da companhia chilena La Re-sentida.


Ainda em 2016, o grupo fomenta novos desejos de leitura, voltando o olhar para textos de Bernard-Marie Koltés, Mark Ravenhill, Sarah Kane, Michael Frayn, Anthony Nielsen, Martin Crimp, Luís Alberto de Abreu e David Harrower. Em 2017, os encontros alternaram leituras de textos de autores e autoras consagrados com discussões de textos em processo e criações dos participantes do coletivo. Esse modelo continuou em 2018, momento em que os encontros foram dedicados à leitura de textos brasileiros contemporâneos, com destaque para nomes da cena teatral recente como Silvia Gomez, Maria Shu, Dione Carlos, Newton Moreno, Victor Nóvoa, Pedro Kosovski, Jô Bilac e Leonardo Moreira.

No ano de 2019, os encontros foram dedicados ao desenvolvimento de processos criativos autorais de cada uma das Mercedes! participantes do coletivo, com exercícios de criação, trocas de referências e pesquisas artísticas.
Em 2020, o grupo vê no estudo da comicidade uma chave para suportar o mundo enclausurado e marcado pela pandemia. Com encontros virtuais semanais, o grupo se volta à leitura de textos teóricos e à apreciação de comédias de dramaturgos e dramaturgas como Sonia Daniel, Yazmina Rezza, Ariano Suassuna, Eugéne Ionesco, Martins Pena, Nicolai Gogol, Oduvaldo Vianna Filho, Luigi Pirandello, Roberto Athayde entre outros.

INTEGRANTES

INTEGRANTES

Siga-me
bottom of page